top of page

Requerimento parlamentar é estratégia para solução de problemas comunitários


O vereador é eleito, entre outras funções, para acompanhar de perto os acontecimentos da comunidade e propor soluções aos problemas existentes nesse ambiente. Para isso, os parlamentares municipais utilizam uma estratégia legal que é o requerimento, um gênero textual destinado a pedir, solicitar ou requerer algo, judicialmente amparado, para alguém em cargo de poder, no caso do Município, o prefeito de Natal.


Ciente disso, o mandato do vereador de Natal Professor Robério Paulino (PSOL) vai ao encontro das pessoas, conversando com os moradores de diferentes bairros para ouvir sugestões, reclamações e pedidos.

“Quero ter ciência do que, por direito, está sendo oferecido aos usuários dos serviços públicos e avaliar se são de boa qualidade ou não. Por estar tão próximo à comunidade, inclusive a acadêmica, vou conhecendo as demandas e encaminhando requerimentos, especialmente na área do meio ambiente, praças, transporte e educação”, esclareceu Robério.


Após serem tecnicamente redigidos, os requerimentos são protocolados, e em seguida, levados para votação no plenário da Câmara. Quando aprovados, seguem para o Executivo através das secretarias ou qualquer outro ente público para que tenha provimento para solucionar a questão.


A equipe dos vereadores também deve estar atenta a essa missão. “Legislar, fiscalizar e organizar a sociedade são os eixos que guiam um mandato competente”, lembra o assessor técnico do mandato do PSOL, jornalista Jean Albuquerque. “Visitamos todas as regiões de Natal, sistematicamente anotando os problemas metropolitanos. Até em finais de semana, estamos atentos para solicitar por esta via legislativa soluções para as questões pertinentes à atividade de cada pasta”, finalizou.

Quem estiver enfrentando alguma dificuldade em sua comunidade e quiser solicitar um requerimento, é só enviar mensagem e fotos para o seguinte número, através do WhatsApp (84) 98796-7780.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page