top of page

Primeiro Coletivo de Mulheres toma posse na Câmara Municipal de Natal

Letícia Correa e Camila Barbosa recepcionadas pelo Professor Robério Paulino no viveiro do projeto Arboriza Natal


Nesta sexta-feira(01), o Coletivo Juntas por Natal do PSOL(RN), tendo a frente a pedagoga Camila Barbosa dos Santos, assume a cadeira do partido na Câmara Municipal da capital potiguar, por 35 dias, em substituição ao Professor Robério Paulino, que está licenciado.


Na passagem do cargo, o professor Robério reforçou a confiança no coletivo feminino, parabenizando por ser um momento histórico para a luta das mulheres e da representação negra na Câmara Municipal. “ Tenho certeza de que o coletivo Juntas me substituirá a altura, fazendo honrar a luta da classe trabalhora, da juventude e da bandeira do Psol. Durante 3 anos estou em atividade intensa, em todas as lutas sociais da cidade. Uma estafa por excesso de atividades, fez meu médico solicitar meu afastamento. Em breve voltarei com energia renovada,” esclareceu o professor.


Em 2020, com 1778 votos, a candidatura coletiva alcançou a primeira suplência, tendo a frente a pedagoga Camila Barbosa dos Santos que iniciou sua trajetória no movimento estudantil, tornando-se diretora da União Nacional dos Estudantes. Filiada ao PSOL desde 2015, presidiu o diretório municipal de Natal e, atualmente, ocupa o cargo de Secretaria Geral. “Viemos vestidas hoje, na nossa posse, com uma camiseta em protesto à passagem de ônibus, porque andamos de coletivo público, sentimos fortemente o aumento da passagem e defendemos que a cidade precisa ser do povo. Essa sempre foi nossa linha de trabalho, devolver a cidade aos cidadãos.” Defendeu a vereadora.


Ariane Idalino, Camila Barbosa, Letícia Corrêa e Cida Dantas, componentes da chapas das Juntas em dia de posse na Câmara Municipal de Natal.

O coletivo é composto por Ariane Idalino (estudante de Direito da UERN e militante da Pastoral da Juventude), Cida Dantas (servidora da UFRN e coordenadora geral do SINTEST) e Letícia Corrêa (estudante de Direito da UFRN e ex-coordenadora geral do DCE José Silton Pinheiro). Em suas falas todas chamaram atenção

para a necessidade de trabalhar por uma sociedade mais justa igualitária e fraterna. “Nossa coletividade surge diante das dificuldades que enfrentamos no dia a dia. A nossa missão vai para além da Câmara Municipal está em todos os lugares que ocupamos. Somos 4 mulheres adentrando a câmara municipal e apesar de assumirmos em dezembro, todo o trâmite ocorreu no novembro negro, honrando também a nossa negritude,” ressaltou Letícia Costa, uma das integrantes do coletivo.


Na solenidade, estavam presentes o Presidente da Câmara Eriko Jacome, a vereadora Camila Araújo, o vereador Filipe Alves e o vereador Dickson Junior que deram as boas-vindas ao Coletivo.” Iremos discutir agora, no mês de dezembro, importantes projetos para Natal. Para nós um coletivo de mulheres tomando posse é uma bem-vinda novidade. Certamente vocês contribuirão muito nas discussões.” Concluiu o vereador Eriko Jacome(MDB).

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page