Um dos principais papéis dos vereadores é fiscalizar os serviços oferecidos pela prefeitura. De olho na qualidade do ensino, os integrantes Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal estão fazendo um rodízio semanal entre reuniões e visitas para observar os problemas burocráticos e estruturais e apontar soluções para as unidades de ensino de Natal. “Assim podemos gerar relatórios e cobrar providências,” falou o vereador Roberio Paulino( PSOL) presidente da Comissão.
Na manhã desta terça-feira (19), ocorreu mais uma visita da “Caravana pela Educação” uma ação que começou já no início do mandato do professor Roberio, e que agora foi adotado por todos os vereadores que fazem parte da Comissão. O trabalho consiste em dividir o mês por semana de reuniões e semana de visitas. Assim, a cada 15 dias, novas escolas e centros municipais de educação infantil estão sendo visitados. Desta vez, a Comissão visitou a escola escola municipal Berilo Wanderley, que atende a 270 alunos (manhã/tarde) e o CEMEI Missionário Odilon dos Santos, ambos localizados no bairro do Bom Pastor, Zona Oeste da Capital.
Os parlamentares, suas assessorias e representações puderam ver de perto as necessidades urgentes da escola, a começar pela falta de extintor. Foi comunicado pela Coordenação que há a necessidade de um professor de Educação Física e foram constatados problemas de estrutura na parte elétrica, que requer cuidados e reparos urgentes; os bebedouros são novos, porém falta filtro; os banheiros estão em condições precárias para atender mais de duzentas crianças; as salas de aula, além de isoladas, não dispõem de ar-condicionado, incluindo a sala dos diretores. “ Outro ponto importante que observamos é que a escola tem matriculadas cerca de 50 crianças com algum tipo de deficiência num universo de 250 alunos. É preciso ter um olhar sensível à saúde mental da comunidade escolar, porque algumas crianças apresentam problemas psíquicos que precisam do acompanhamento de um profissional habilitado para atender", enfatiza Walkiria kozakevic, assessora parlamentar que participa desde o início da Caravana que já visitou quase 100 escolas.
Encerrada a primeira visita, os vereadores foram ao CEMEI Missionário Odilon dos Santos, que recentemente recebeu uma reforma para acolher melhor os alunos. As salas de aula estão em bom estado, não apresentando resíduos de mofo. As cadeiras foram recentemente trocadas. Perguntada pela assessoria do Vereador Professor Robério, sobre o número de alunos com deficiências, Sra. Carla afirmou que há quatro crianças nesta situação, sendo que existem mais vinte esperando pelo diagnóstico médico. Também relatou que, apesar de o prédio não ser próprio, pensa em fazer uma horta para que as crianças aprendam desde pequenas sobre o plantio do próprio alimento. " A nossa reivindicação do momento é que estamos precisando de um painel de identificação na frente do CEMEI. Estamos felizes com a estrutura oferecida aos alunos, mas sempre existirá algo a se melhorar, para o bem da comundade", finaliza a Profª Carla, diretora do Cemei.
Comments