Foi aprovado por unanimidade, em reunião ordinária da Câmara Municipal do Natal, o Projeto de Lei n⁰ 189/2022 — "Amigo das Abelhas" — que autorizada o Executivo Municipal a implantar estações polinizadoras pedagógicas em todo o território do Município. "Parece um assunto banal, mas não é. Muita gente desconhece que dois terços dos alimentos são cultivados com a ajuda das abelhas que polinizam as plantações de frutas, legumes e grãos. Sem elas, não teríamos alimentos. Autoridades no assunto estão muito preocupadas com a diminuição do número de abelhas no mundo e existe até recomendação da ONU para estimular a criação e proteção destes insetos, fundamentais para a vida no planeta. Daí a importância deste projeto que propus e que foi aprovado por unanimidade.”, ponderou o vereador Roberio Paulino ( PSOL ).
O desaparecimento das abelhas é um fenômeno que esta acontecendo no mundo inteiro e estudiosos atribuem ao acelerado desmatamento e uso de agrotóxicos. Como forma de tentar minimizar o problema em Natal, o projeto orienta o Executivo Municipal a implantar estações polinizadoras pedagógicas em todo a capital.
Conforme salientou o autor do PL , o Professor Robério (PSOL), além de promover a biodiversidade, a saúde e a economia, o projeto também tem um caráter pedagógico. “O município poderá divulgar a meliponicultura e conscientizar a sociedade quanto à importância das abelhas, que são fundamentais para o meio ambiente.” ressaltou o parlamentar.
Abelhas meliponineas são abelhas nativas, sem ferrão, com função essencial de polinização e de preservação da vida no meio ambiente.
Embora o tamanho de suas colônias seja bem menor que o das abelhas europeias e africanas, a produtividade de mel delas pode ser bastante elevada, com colônias contendo menos de mil insetos, mas sendo capazes de produzir até 3 ou 4 litros de mel por ano.
O professor Robério enfatizou ainda que, no Brasil, existem cerca de 250 espécies de abelhas sem ferrão. “Algumas dessas espécies são utilizadas para a produção de mel e cumprem um papel essencial na polinização das plantas. Sem elas, muitas plantas deixam de produzir. Além disso, elas mantêm a biodiversidade, que está ameaçada pelo aquecimento global", explicou o vereador durante a primeira discussão do projeto.
O PL agora passará pelas Comissões temáticas correlatas ao tema para análises e será encaminhado ao Executivo Municipal para Sanção ou veto do prefeito Álvaro Dias.
Confira nosso vídeo:
Comments